Como mensurar resultados de um site?
Quando criamos um site, nosso primeiro objetivo é um site super lindo, cheio de animações e imagens chamativas. E o nosso objetivo principal é que esse site nos traga vários clientes ou seguidores.
Depois da empolgação inicial do lançamento do site a passamos a perceber que o site não está trazendo o resultado esperado.
Milhares de dúvidas e suposições aparecem, mas como validá-las?
1. Valide a construção do seu site
O Google disponibiliza uma ferramenta que verifica como seu site foi construído, as tecnologias empregadas para construí-lo, a taxa de contraste das informações, tempo de carregamento, links, hierarquia de títulos, possíveis vulnerabilidades e mais uma série de informações.
Para usar essa ferramenta basta acessar https://web.dev/measure
2. Acompanhe o que o seu visitante faz no seu site
Para isso o Google também disponibiliza uma ferramenta, ela é capaz de identificar desde o dispositivo (computador, smartphone ou tablet) que o seu visitante acessou seu site, informando desde a resolução da tela, passando pelo sistema operacional e o navegador utilizado.
Outras informações muito importantes que essa ferramenta apresenta são as páginas mais visitadas, tempo médio que os usuários ficam no seu site, taxa de rejeição, horários e dias com maior acesso e mais uma infinidade de informações.
Para usar essa ferramenta basta ter uma conta Google, acessar e https://analytics.google.com, neste local você vai fazer o cadastro do seu site, e pegar um código para inserir no seu site, lembrando que em alguns casos esse código pode ser inserido via módulos/plugins ou até mesmo código fonte.
Se não souber usas as ferramentas e o que fazer com os dados dos relatórios será um prazer ajudar você.
Gostou do conteúdo? Quero te pedir um favor:
Muito obrigado ✌️
Publicado em 04/05/2021 às 17:57 - atualizado em 05/05/2021 às 15:48
por
Tiago Henrique Ferreira
Web Designer