Pular para o conteúdo principal
Compartilhamento

Meu site não aparece a miniatura quando compartilho o link, o que fazer?

Encontre o motivo desse problema e como testar e visualizar essas miniaturas
Moça olhando seriamente para o smartphone

Sempre que compartilhamos um link nas redes sociais (Facebook, Twitter, LinkedIn e etc.) ou mensageiros (WhatsApp, Telegram, Messenger e etc.) ele se transforma em uma miniatura com algumas informações.

Já compartilhou algum link e essa miniatura não foi gerada? Então, isso quer dizer que faltam informações, essas informações são os metadados.

Os metadados são dados sobre dados, são estruturas de informações que descrevem características de uma fonte de informação, no nosso caso um site. Eles servem para ajudar seres humanos ou máquinas a localizar e descrever informações, melhorando o gerenciamento e uso destas informações.

Os metadados seguem padrões em cada tipo arquivo, seja em fotografias, vídeos, áudios e documentos diversos. Os sites apesar de ser um pacote com vários arquivos, também possui um padrão, como esses metadados são inseridos na linguagem HTML, no qual todos os sites são construídos e essa linguagem é escrita com tags, esses metadados por sua vez ficaram conhecidos como metatags.

Pressupondo que todos os sites possuam essas informações as redes sociais e mensageiros criam as miniaturas para deixar o link compartilhado mais amigável de uma forma que atraia a pessoa que recebeu para clicar nele para que ela veja a informação completa.

 

Viu como essas metatags são importantes?

 

Caso você queira testar as metatags do seu site e ver como a miniatura do seu site vai ficar ao ser compartilhado basta colar o link nessa ferramenta https://metatags.io/ e fazer o teste.

 

Testou seu site, e viu que ele não está gerando as miniaturas corretamente e não sabe o que fazer? Fale comigo será um prazer ajudar você.
 

Publicado em 19/06/2020 às 15:34 - atualizado em 22/06/2020 às 00:05

Tiago Henrique Ferreira

por
Tiago Henrique Ferreira
Web Designer