Pular para o conteúdo principal
Sites

Quais diferenças existem entre os sites?

Conheça o que é um site e a diferença entre um site estático e um site dinâmico
Imagem de um laptop

Mas o que é um site?

Site ou website é uma coleção de arquivos armazenados em um computador (servidor), que possibilita que esses arquivos sejam acessados através da internet o tempo todo. Ele pode ser visto assim que um outro computador solicita via internet esses arquivos, através da digitação do endereço em um navegador (Google Chrome, Mozilla Firefox, Microsoft Edge, Opera dentre outros).

Site estático

É um site site cujo conteúdo é alterado com uma periodicidade pequena, sendo alterado através do upload dos arquivos iniciais modificados, são confeccionados com linguagens de marcação. Esses sites são recomendados para quem tem como único objetivo armazenar uma lista de serviços ou produtos, para que seus clientes entrem em contato por telefone, e-mail, mensageiros ou pessoalmente.

Vale ressaltar que um site ser estático não quer dizer que o design seja menos atrativo e não possua animações ou interações, quer dizer que seu conteúdo é alterado com uma menor regularidade.

Site dinâmico

É um site feito com vários arquivos que executam operações entre si, permitindo que sejam alterados e incrementados sem que esses arquivos sejam alterados no servidor e sim via navegador.

Sites dinâmicos, podem ser portais de notícias, portfólios, blogs, comércios eletrônicos e até mesmo sites simples de uma só página. 

Geralmente esses sites têm por trás sistemas gerenciadores de conteúdo, desenvolvidos com linguagens de programação que permitem efetuar operações básicas de cadastro, edição, exclusão e/ou até operações mais complexas como formulação de preços e cálculos de frete e etc., armazenando essas informações em um banco de dados.

Por serem sites mutáveis eles têm uma grande taxa de retorno de acesso, gerando mais possibilidades de vendas e fidelização.

Gostou do conteúdo? Quero te pedir um favor:

Muito obrigado ✌️

Publicado em 09/04/2020 às 13:01 - atualizado em 05/05/2021 às 15:55

Tiago Henrique Ferreira

por
Tiago Henrique Ferreira
Web Designer